sábado, 14 de março de 2020

Séries que assisti e recomendo: Onisciente


Olá pessoal! Continuando com o quadro de séries e filmes que eu recomendo, hoje vamos falar sobre uma série brasileira que lançou recentemente na Netflix. Onisciente, do gênero ficção científica, drama e thriller, instiga uma reflexão a cerca do nosso futuro x liberdade x tecnologia. Até que ponto a tecnologia será a nossa aliada?

Não recomendado para menores de 16 anos

"Há algumas décadas, cada cidadão da cidade de São Paulo é monitorado por um drone pessoal 24h por dia, que avalia através da inteligência artificial Onisciente cada atitude e denuncia infrações, levando a criminalidade à quase zero. Ao chegar em casa, Nina (Carla Salle), uma programadora que trabalha no Onisciente, encontra seu pai assassinado, porém nenhum crime foi delatado e todos ao seu redor parecem querer esconder o fato para não mostrar as falhas do sistema. Com a ajuda do irmão, Daniel (Guilherme Prates), e de uma misteriosa aliada, Judite (Sandra Corveloni), ela traça um plano para conseguir acesso às imagens do drone do pai e desvendar o que houve, porém a verdade pode ser surpreendente." 

- Sinopse, Onisciente

Série de televisão criada por Pedro Aguilera, da mesma equipe que desenvolveu 3%, e produzida pela Boutique Filmes (inclusive, já estava na minha lista de séries para assistir). Imagine um futuro, talvez não muito distante, em que drones - do tamanho de insetos, monitorem e registrem a sua vida 24 horas por dia, para fins de "segurança". Essa é a realidade do Sistema Onisciente, empresa em que Nina trabalha e seu pai está aposentado. 

Acompanhamos a vida de Nina e do seu irmão, que no primeiro capítulo encontram o seu pai morto no chão da cozinha com um tiro nas costas. Após uma espera frustrante por respostas das autoridades o enredo leva os personagens para uma busca pessoal por justiça, na tentativa de descobrirem quem foi o verdadeiro culpado do assassinato. A história apresenta um toque de mistério e de investigação fluído, carregado de emoções nas entrelinhas, para ficar horas assistindo. Não esqueça de pegar uma caixinha de lenços!

Tudo poderia mudar na vida da personagem principal e dos envolvidos em seu plano. O Sistema nunca falha, mas com o seu pai havia falhado. E ninguém mais aceitava reconhecer ou se responsabilizar por essa realidade. Burlando o próprio Sistema, Nina e seu irmão teriam as provas do crime e fariam a tão merecida justiça pela morte do seu pai. Mas a que preço, se privando de suas próprias liberdades? Se você ficou interessado na história (como eu) e quer maratonar os 6 capítulos disponíveis da série, recomendo muito!

Ah e mais um detalhe, eu queria deixar registrado o quanto adorei a escolha de cada figurino de cada personagem, sem perder a estética geral da série. Principalmente os looks da Nina, óbvio sim ou claro? Então separei algumas imagens que escolhi a dedo, para nos inspirarmos nesse estilo retrô.  // *A personagem usa camisas e camisetas de listras verticais e horizontais. *Golas mais fechadas. *Calças e saias de cintura alta. *Casacos amarrados no quadril, destacando a cintura. *Casacos e vestidos acinturados. *Sapatos modelo Oxford - eu sou apaixonada!  *Looks harmônicos, trabalhados com elementos da mesma cor ou degradê.


E aí, o que acharam dos looks? Usariam? E da resenha da série? Não esqueçam de comentar falando a sua opinião sobre a produção, eu vou adorar! E se conhece alguma série ou filme, que vale a pena compartilhar e gostaria de ver aqui no blog, deixe o nome nos comentários! Ou me chame pelo facebook/instagram. Até a próxima recomendação.

Peguem a pipoca, as cobertas e desliguem as luzes... A série vai começar!